Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dezembro

Mês doze.

No topo. Ou no fim, na queda, na correría desenfreada após a íngreme ascensão de me achar curvada, mãos nos joelhos e olhar perdido em tropeços.

O tempo de sentar, ajeitar o ar último ao peito não dá tréguas, servem-se as memórias do corrente em fatias mais ou menos generosas no próximo que se há-de escalar. Lembrar-me-ei de outros degraus e descuidada de outras vezes, achar-me-ei num salto de gazela que acaba na armadilha enredada dos sentimentos, debato-me sabendo de antemão que a corda asfixia o nó mas solta cores novas, brilhantes e a progressão da luta é receber o golpe dignamente.

Achei que o mês doze sería a glória, é tão só uma folha a mais.

A última que resistiu.

Subo a árvore, arranco-a e guardo-a no meu caderno.


(in Calendários, Dez/2008-C.G.)

16 comentários:

Laura Ferreira disse...

Como é belo e parecido com o meu, este dezembro...
Curvo-me ante as tuas palavras.
Não as guardes nunca só para ti, querida Gasolina!

O QUATORZE disse...

Olá boa noite
Palavra nem uma nuvem por estes lados como hoje, em compensação frio de rachar e geada que dá para quebrar.
O seu texto está rimado e lindo nos argumentos.
Amizade
LUIS 14

ASPÁSIA disse...

CAIU A ÚLTIMA VELHA FOLHA DO CALENDÁRIO DA ÁRVORE.
AGORA, COMPLETAMENTE DESPIDA,
ESTÁ ENFIM PRONTA PARA O ABRAÇO DO NOVO AMANTE QUE VIRÁ NO LUAR DE JANEIRO!

BEIJO DESFOLHADO, MAS ESPERANÇOSO!

marisa disse...

se levas a árvore, leva-nos a nós também e avisa quando a replantares.
um beijo (de até sempre?...)

marisa

pront'habitar disse...

fica a certeza de que novas folhas virão.

Gasolina disse...

Laura,

Como é bom ter-te perto.
Com as palavras que unem e fazem pontes, encurtam distâncias e partilham Dezembros.

As folhas da Árvore são de quem gosta da Árvore, já não são minhas.

Um beijo para ti

Gasolina disse...

Luís XIV,

O frio é geral.
Pode ser que a neve dê um ar de sua graça para meu contentamento...

Rimei?
Olha... não tenho habilidade nenhuma para isso... Mas agradeço as tuas palavras.

Fica bem.

Gasolina disse...

ASPÁSIA,

É ISSO MESMO.
PODE PARECER MORTA, TRISTE E ESQUELÉTICA NOS SEUS GALHOS.
MAS BASTA UM FIO DE LUZ PARA QUE O VERDE-NOVO UM DIA DESTES A VOLTE A VESTIR, FOLHA APÓS FOLHA.

BEIJOS À JARDINEIRA DE SERVIÇO.

Gasolina disse...

Marisa,

Replantar?
A árvore tem raízes até ao centro da terra! Eu era lá capaz de a arrancar daqui! Nem ela me deixava!

E beijos até sempre, sim.
Quem se quer bem nunca se despede.

Gasolina disse...

Pront'habitar,

Muitas folhas.
Mesmo que surjam pequeninas como as de um bonsai.

SONY disse...

Gas,
"corda asfixia o nó mas solta cores novas, brilhantes e a progressão da luta é receber o golpe dignamente."

E a vida não é isto mesmo??

No meio da asfixia há uma brisa que sopra e lhe dá cor ao cinza!

Pois a árvore está despida, imagino-a esquelética, imagino doze galhos despidos de folhinhas escritas por ti, folhas que nos trouxeram cor, mesmo por vezes com lágrimas escondidas a quererem saltar, jorrar, umas de alegria, outras de tropeços, mas tropeços que fixaram sempre esta árvore cada vez mais, criaram raízes fundas. Hoje como o frio continua por aqui, imagino a árvore esquelética e branquinha, mas a reflectir tanta cor tal como tu e a aquecer-me tanto esta árvore. Bendita seja!
logo, logo, começaremos a ver pequenos rebentinhos e aparecerá o verde de novo...

Esta árvore tem folhas especiais, podem até cair, mas ficam guardadas no meu coração.

Jito,
Sony um beijo cheio de cor para ti.

CNS disse...

Sente-se a pintura do tempo nas tuas palavras.

Muito belo!

marisa disse...

Desta vez interpretei mal a tuas palavras... (ainda bem que a minha interpretação estava errada!). Pensei que tinhas levado a árvore contigo, aquele "arranco-a" liguei-o à árvore e não à folha. Seja como for, estou muito mais feliz...

beijos sempre e até sempre

marisa

Gasolina disse...

Sony,

Que palavras tão bonitas.

Esperemos que sim, que a árvore aguente até esses rebentos verdes se mostrarem.
Senão terá de acabar de outra forma: dignamente na chama de uma lareira.

Um beijo Formiguinha.

Gasolina disse...

CNS,

Há tempo, há tempos, há espaços, há olhos que por vezes tenho de fechar para não me ferir.

Um beijo C, com muita admiração.

Gasolina disse...

Marisa,

Quando tal acontecer -se acontecer, que eu sou tinhosa- saberás.

Encontrar-nos-emos onde aqueles se querem bem.

Um abraço em ti e um beijo.