Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

domingo, 3 de agosto de 2008

Construír personagens



Há muitos anos existíam uns livros para crianças cujas folhas vinham cortadas em tiras, separando aquilo que se aprendera na escola: cabeça, tronco e membros.
Cada página ilustrava uma figura humana, fosse um palhaço, uma bailarina, um limpa-chaminés sempre coloridos de forma berrante no primário das cores.
A brincadeira consistía em criar novas personagens ao folhear essas tiras, atribuíndo e alternando a gosto umas pernas finas e calçadas de sapatilhas de ponta ao limpa-chaminés enquanto a cabeça se enfeitava da careta do palhaço de grande nariz vermelho.
Havíam combinações multiplas, tantas quantas as folhas do livro.
Lembrei-me desse livro animado.
Recorda-me este mundo virtual em que as personagens se alternam de multiplos rostos e calcorreiam trajados em smoking ou uniforme de serviçal, alguns de escada de limpa-chaminés ao ombro espaços tão diferentes na esperança da surpresa.
Parece que a surpresa se mudou para cá... que do real e tridimensional se apanham muitos sustos e a desilusão e a solidão são as tiras mais concorridas.

4 comentários:

f@ disse...

Pois eu estou a ver... um limpa chaminés de nariz vermelho... é a ilusão... eu estou a brincar... a bailarina gosta de palhaços...
cortão-se as fitas ao tamanho apropriado...
eu sei... é dificil usar a tesoura... mas mtas vezes tem de ser e bem afiada... mas deixa... vamos ficar com a parte boa e voltar à meninice...
beiginhos das nuvens

Gasolina disse...

F@,

Especialmente a idade dos verdes anos e de olhares sem maldade.

Um beijo Menina das Nuvens.

SONY disse...

Engraçado este teu texto!
Muito leve!!!
Engraçada maneira de falares de acontecimentos tão iguais e desiguais ao mesmo tempo!

No tempo dos livros de recortes (eu também tive umas bonecas que vestia assim)vestíamos os nossos "personagens" conforme queriamos que fossem, conforme a imaginação de cada um de nós, a originalidade, o atrevimento!

Penso que hoje, nestas modernidades,podemos também construir personagens, sermos quem quisermos, brancos, pretos,rosa, ou até vermelhos, a diversidade de cada blog que visitamos é imensa...mas já a originalidade...

Nem todas as árvores dão sombra fresca todo o ano!!!

Beijooooooooo,
Sony

Sabes que quando era pequena desenhava sempre os palhaços com narizes amarelos e não encarnados como os outros?

Gasolina disse...

Sony,

Também brinquei com essas figuras de papel, trajava-as de todas as maneiras possíveis e imaginárias e construía histórias onde as encaixava.

Na verdade, essas figuras de papel passaram para o plano real e algumas continuam a ser bem fácil vesti-las e despi-las...

Obrigado pelas tuas pegadas na Árvore.
Que sería de uma Árvore sem uma Formiguinha?

Beijo, beijo para ti.

PS.: Porque será que para mim só existíam flores pintadas a vermelho? são os teus narizes amarelos...