Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A última página

Olha... caíu a última folha. Sempre pensei que se aguentasse, que resistisse até ao fim. Até ao principio que daqui a pouco chega a Primavera e de pequenos troços, se farão botões enrolados e depois folhas verde-claro, muito tenras, frágeis apenas na aparência, engrossam com o balançar dos dias e alargam-se de diâmetros raiados a nervuras escuras. Fazem-me lembrar as linhas das palmas das mãos. Começamos por seguir um fio, um tracinho e acabamos a perder-nos num emaranhado de encruzilhadas que não dá para perceber onde começam ou terminam.


Pelo menos esta última folha sabe que terminou o ciclo dela. Tenho pena, tive muitas expectativas sobre esta coragem de se debater a ventos e chuvadas sózinha, apenas uma, singular hasteada num esqueleto. Um pedestal mortificado a erigir uma natureza de enfeite.


Devía sabê-lo mas quis deliberadamente pensar que esta folhinha se aguentaría. É que assim o sonho fica mais fácil e ao caír, tombada como esperada, basta apenas dizermos para nós proprios que era de esperar. Como as páginas de um livro, tão iguais, sabemos que um dia ao virar a folha havemos de encontrar a palavra fim. Até podemos demorar a lá chegar mas sabemos sempre, que o inevitável aí reside, por muito que não queiramos, por muito que arrastemos a leitura.


A última folha caíu. Desenhou circulos e até rodopiou sobre si mesma como uma hélice, talvez tentasse subir de novo à árvore e plantar-se numa ramada à espera das outras folhas verdes, destacando-se no seu dourado rijo, clamar pelo seu lugar. Ela não sabe mas daqui a uns meses estará de novo lá em cima, altiva e fresca e depois solitária e amarelecida.

14 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
É sempre muito agradavel ler o que escreves!
Bjs.

santiago disse...

aqui,as TUAS palavras, sempre.

um beijo

Eme disse...

Eu guardei-a naquele meu livro..

Gasolina disse...

Berbardo,

Olá!
Que bom saber de ti! Que bom ver-te à sombra da minha Árvore!

Muito Obrigado Cavalheiro!
Dobro-me...

Beijinhos

Gasolina disse...

Santiago,

São minhas porque são paridas de mim. São tuas porque tu és da Árvore.

Um beijo grande

Gasolina disse...

M.,

Há um livro que eu muito gosto: é o meu Diário. Nele não está lá esta última página.

Um beijo para ti.

pin gente disse...

sinto-me a folha em queda livre
solta no ar, a abraçar o vento
mas a entregar-me à morte
de sonho verde a doirado passei
e a seiva parou-me nas veias
nas linhas da vida acabou-me a sorte


beijo

Abssinto disse...

:)

...a esvoaçar em rodopio, um beijo.

ASPÁSIA disse...

CAIU A ÚLTIMA FOLHA
FECHOU-SE O LIVRO, POR FIM,
TARDEI A CHEGAR, MAS OLHA,
FIQUEI DESFOLHADA AGORA
DA FOLHA DE TI P´RA MIM!

BEIJO NA "FOLHA" EM BRANCO QUE ESTARÁS A ESCREVER...
:)

Gasolina disse...

PIn,


Lindo mas triste.
Muito triste. E a sorte só acaba se nós fizermos por isso.
No fundo gasta-se tanta energia quanta a necessária a procurar ser feliz.

E esta ultima é bem melhor e saborosa do que deixar tombar umas quantas lágrimas, hem?

Beijinho!

Gasolina disse...

Abssinto,

A esvoaçar em rodopio ainda penso que me estás a convidar para dançar... e eu aceito.

Beijo

Gasolina disse...

ASPÁSIA,

ULTIMA FOLHA?

NAH!

AINDA FALTA UM BOCADÃO ASSIM!

E TU NUNCA CHEGAS TARDE, ÉS DE UMA PONTUALIDADE VERY BRITISH! ALIÁS ESTA ÁRVORE ESTÁ SEMPRE VERDE E FRONDOSA, NUNCA DESFOLHADA.

BEIJO NA FOLHA EMBRULHADA EM MUITAS PALAVRAS COM QUE A RECHEIE

AC disse...

Hum... again...
Mau periodo este em que precisaste de o dizer.

Beijo

Gasolina disse...

Dias,

Ou bom período!

Afinal a última folha dará lugar a novas e frescas folhas, cheias de força e de um verde muito bonito.

Beijo