Todos os textos são originais e propriedade exclusiva do autor, Gasolina (C.G.) in Árvore das Palavras. Não são permitidas cópias ou transcrições no todo ou/e em partes do seu conteúdo ou outras menções sem expressa autorização do proprietário.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

... And now, something completly diferent(1) ou o Bolo Baltazar


Não é segredo e já por aqui falei da minha paixão por gastronomia. Sabê-la, testá-la e aprová-la é para mim muito mais que um hobbie ou tão só a necessidade que temos de nos alimentar. Descobrir a origem de uma receita, as histórias ou lenda que as povoam, procurar os ingredientes e como um cientista abrigar-me no aconchego do meu laboratório, pesando, misturando e observando o evoluír destas verdadeiras poções mágicas revela-se-me como uma leitura de um bom livro.

E à conta desta minha "bisbilhotice" alguns segredos guardados a sete chaves têm sido ao longo dos anos depositados na minha confiança.

A história de hoje gira à volta de um bolo de chocolate que viu o seu nascimento e consagração no Zaire, actual República Democrática do Congo, anos 30, época natalícia e quando chegou a Portugal, lá para os lados do Bairro Alto num antigo palacete, Natal também, já passados mais de 50 anos, a sua inventora chamou-me à sua cozinha e contou-me uma história de amor. Só quando acabou a confecção deste manjar é que me apercebi que tinha estado a ser avaliada pela minha atenção e capacidade de a seguir, no fundo duas histórias que se cruzavam, sendo que a de amor mais não tinha sido que uma manobra de diversão, sabendo a artesã de antemão a minha fixação por relatos. No final, pediu-me para escrever a receita, tinha chegado o tempo de a passar a alguém.

E a história de amor, perguntei? Também posso escrevê-la? Não me respondeu, debruçou-se sobre o forno perfumado e apenas exclamou: "Voilá!"


BOLO BALTAZAR


Ingredientes

- 300gr. de chocolate negro em barra

- 8 ovos

- 150gr. de açúcar

- 100gr.de farinha

- 70gr. de manteiga

- 4 colheres (sopa) de rum

- 1 colher cheia (chá) de fermento



Cobertura


- 150gr. de chocolate

- 50gr. açúcar

- 30gr. de manteiga

- 2,5dl. de natas

- 5 colheres (sopa) de rum


Parte-se o chocolate em bocados para dentro de uma caçarola, fazendo-o derreter em banho-maria. Incorpora-se a manteiga até ficar uma pasta lisa.

Bate-se as gemas com o açúcar até ficar espumoso e esbranquiçado. Juntam-se a farinha e o fermento peneirados e a mistura de chocolate/manteiga e o rum.

Elevam-se as claras em castelo e adicionam-se em pequenas doses.

Depois da forma barrada e cheia com a massa vai ao forno já bem quente durante 10 minutos; depois 20 minutos em temperatura mais baixa e no final da cozedura deverá cobrir-se com folha de aluminio para evitar fazer crosta.

É desenformado morno sobre o prato de serviço e vestido com o creme feito em lume brando com todos os ingredientes constantes da cobertura.

Acompanha com natas ácidas batidas.


Experimentem, vale a pena.
E esqueçam as calorias. Engordem de abraços, beijos e bem-querer.

(1 - A frase é da autoria dos Monty Python de quem sou fã.)


12 comentários:

Alecrim disse...

Vou experimentar. Parece bom! hum...

Phantom of the Opera disse...

Tenho que provar e de preferência confeccionado por ti.

Beijo

Brain disse...

Gasolina,

A gastronomia não é uma das minhas paixões.
Sei cozinhar, sei fazer "os meus pratos", mas... não é uma paixão.

Mas gostei por demais,
Da frase dos Monty Python! :)

Beijo para ti.

tchi disse...

Tu és fantástica.

Beijinhos.

Eme disse...

E porque não? :)

Beijo

AC disse...

Muy cool :)

5 colheres de beijos

Gasolina disse...

Alecrim,

De todos os bolos de chocolate é, em minha opinião o melhor.

Beijinhos Lindo Alecrim

Gasolina disse...

Lu@r,

Será uma honra e um prazer.

Um beijo

Gasolina disse...

Brain,

Por isso o mundo é tão rico, tão diverso.
Que chateza todos a gostarmos do mesmo... nada sería apreciado convenientemente.

Esta frase iniciava a apresentação de um "quadro" sobre... uma árvore!!!
"And now, something completly diferent... THE LARSH"

Beijo grande

Gasolina disse...

Tchivinguiro,

Muito obrigado...
Fico um pouco envergonhada perante tal declaração...
Obrigado MESMO.

Beijinhos para ti

Gasolina disse...

M.,

Eheheheh...

Say no more!

Leva outro meu para ti.

Gasolina disse...

Dias,

Como adivinhaste que adoro colheres dos teus beijos?

E logo CINCO!!!

Outros tantos para ti mas acrescentados de fermento...